segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bons hábitos




Depois da viagem deste fim de semana (ver fotos) já começamos a ter uma maior (ligeira) percepção da Polónia.
Mais uma vez continuam a surpreender pela organização. Podem não ter grandes infraestruturas, auto-estradas a ligar o país de "uma ponta à outra" (penso que só existem umas centenas de Km de auto-estrada) ou gigantones de betão pelas cidades, mas em planeamento, são qualquer coisa... Provavelmente por vir de um país que não considero muito organizado (principalmente a nível social) a diferença me pareça maior. No entanto, os bons hábitos de Varsóvia, também os encontrámos em Kazimierz Dolny e Łódź ("údj").
"As regras são para cumprir". Em Portugal muitas vezes não passa de uma frase mas aqui é levada muito a sério. Se não se pode atravessar uma rua com vermelho, mesmo que não haja vivalma na rua, não se atravessa. Não se pode deitar lixo para o chão? Não há lixo no chão. Se um motorista não pode conduzir mais que 8h não conduz. Pára o autocarro.
Bom... Nem tudo é cumprido. Percebemos nesta viagem porque é que o Kubica (polaco) está em 3º no mundial de fórmula1. Nas estradas é a loucura (literalmente) e segundo nos disseram é assim por todo o país. Só a título de exemplo, imaginem duas faixas (uma para cada sentido que aqui só há aquilo que chamamos de 'nacionais') e um autocarro a ultrapassar outro veiculo com carros em sentido contrário (ah.. Kubica é também a alcunha do motorista).
Há, no entanto, algo que espero não ser regra. Falar em público.
Hoje démos por nós, em plena hora de ponta, no centro da cidade, a ouvir apenas a nossa voz. É muito estranho (e até engraçado), mas as pessoas parecem falar pouco umas com as outras e quando falam é geralmente de forma muito discreta. Quando entra um espanhol (desta vez vai ter que ser: ) ou um português, num transporte público pode chegar a incomodar (principalmente se já lá estávamos antes). Mais. Depois de falar com residentes de Madrid, Porto e outras grandes cidades europeias chegámos à conclusão que esta deve ser a cidade com mais leitores de música portáteis per capita (ou então de auscultadores na capita).
É também a cidade com mais kebabs por m² (apesar dos Turcos nos dizerem que são os piores kebabs que já comeram - confirmamos) e no entanto não se vêm gordos, perdão, obesos (uma dezena em 1 mês pode muito bem contar como nenhum). Bons hábitos alimentares ou é de comerem 2 vezes por dia?
Bons hábitos são os de alguns estudantes. Não há nada para fazer? Não houve aula? Tempos livres? Portátil para os corredores da faculdade? Também. Mas a maioria fica num canto a ler. Mais uma vez, isto "gera silêncio" e como para a malta latina é difícil trocar um bom "avacalhanço" por um livro não deixa de ser um pouco estranho, mas um bom hábito.
LJ

1 comentários:

guille disse...

ainda vão ter saudads desse "silêncio"... :)
parabéns pela forma como estas a conseguir descrever o povo polaco, tudo o que até agora disseste fez-me relembrar a ideia com que fiquei e exprienciei no ano passado que aí vivi...

Mts Na Zdrowias!!
Me cago en la P***!!

PS: já se joga PES 2009 :)